sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Self Portrait

Todo fotógrafo que se prese já se auto-fotografou pelo meno uma vez na vida. Alguns já fizeram dezenas, centenas de vezes. E não se trata apenas de ação narcisita, mas muito mais que isso é o melhor exercício para quem ta aprendendo a fotografar e para quem quer testar novas técnicas. O que prova isso é que a algum tempo atrás foi criado no Flickr a Friday Poser, trata-se de uma "moda" em que os fotógrafos se auto-retratavam e na sexta-feira postavam as fotos em suas galerias com a tag "fridayposer". 
E fazer auto-retrato não é coisa fácil, mas gratificante, uma vez que só mesmo você consegue entender o sentimento que quer passar para a foto.

Segue algumas dicas para auto-retrato:


1. Time, controle-remoto, tripé, muro, estante, cadeira... tudo é válido para substituir o braço e o dedo humano que sguram a câmera e aperta o obturador.


2. autofocus sempre ligado, se não der: achometro, como no caso dessas fotos que fiz como uma 50mm sem AF, dá mais trabalho mas também dá pra acertar sim. 



3. Luz do sol: essa é a fonte de iluminação perfeita para qualquer retrato e melhor, não custa nada.


4. Pelo amor do primeiro sentido humano (o da visão), desligue o flash se for fotografar no espelho. Melhor: desligue o flash e esqueça que ele existe.


5.  Seja criativo e pense com mente artística: mostre o que está sentido. Seu retrato mostrará quem você é e se fizer o clássico biquinho para a foto ficará a impressão que você tem 12 anos, ou pior, que vive AINDA  nos seus 12 anos. 
6. E por fim: não se auto fotografe em locais públicos, onde outras pessoas possam lhe observar e lhe deixar desconcertado, nessas ocasiões sua expressão nunca fica da maneira esperada.  


Série de auto-retratos feitas com a luz da manhã que atravessava a janela.


Follow me on facebook www.facebook.com/lucianehuffelfotografia



Um comentário: